Telefones: 4351-3022 / 4352-6810 e mail: flaminio.araujo@saobernardo.sp.gov.br End.: Rua Assunção, 176 - Vila Marchi São Bernardo do Campo - SP
RSS

Educação Tecnológica e Robótica


Projeto Robótica e Educação Tecnológica


EMEB: Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel
Público alvo: alunos do Ciclo II
Responsável: PAPE Agda Sachetto
Duração: 2º semestre de 2014

Justificativa:
As TIC’s se fazem presentes no cotidiano das sociedades, tornando-se até um aspecto cultural a ser levado em conta por causa da sua reprodução.  Dentro desta perspectiva, surgem sempre novos artefatos tecnológicos  que complementam esta ideia  e também permitem ao indivíduo ser produtor de tecnologia e não mais mero consumidor. Para incorporar valores éticos, críticos e tecnológicos, a educação como produtora e divulgadora da cultura necessita estar no mesmo patamar das inovações tecnológicas. Para tal, deve-se ressignificar  os conteúdos trabalhados na escola bem como inserir os novos conceitos e artefatos tecnológicos no PPP. A escola deve  dialogar com os aparatos tecnológicos e observar  influência positiva que eles podem proporcionar, mudando a maneira sobre como as pessoas pensam a respeito da tecnologia e seus respectivos usos.
Considerando isso, a robótica, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não deve  apenas ser mais um conteúdo a ser trabalho e de forma descontextualizada apenas para ser inserido, mas deve sim ser algo que possa incrementar os conteúdos a serem trabalhados por uma turma ao longo de um processo de aprendizagem, abrangendo desde os pequenos de 6 anos até o ensino médio e/ou universidade.
A robótica pedagógica é uma maneira de entender como nosso aluno pensa e compreende o mundo em que vive, aprendendo a investigar para descobrir como resolver um problema ou como sua montagem vai funcionar de acordo com a programação que ele fez. O aluno planeja, esquematiza, dialoga, investiga, cria e testa suas criações. Sua aprendizagem é construída por causa das reflexões que  faz. O professor como mediador auxilia o aluno a construir hipóteses acerca dos conteúdos das disciplinas trabalhadas por ele, valorizando o trabalho em equipe e estimulando outros valores éticos.




Objetivo Geral:
Promover o desenvolvimento de pessoas capazes de:
        Integrar tecnologia à vida cotidiana
        Discutir suas consequências sociais, políticas, culturais e econômicas
        Posicionar-se de forma crítica e reflexiva diante dos avanços tecnológicos.


Objetivos:
·         Compreender que a evolução da tecnologia é resultado do processo histórico;
·         Reconhecer as invenções como uma produção humana;
·         Distinguir o que é e o que não é tecnologia;
·         Entender como funcionam as máquinas e que forma de energia as movem;
·         Investigar como as máquinas funcionam;
·         Vivenciar os princípios de máquinas simples;
·         Comparar tecnologias atuais e antigas;
·         Resolver problemas que envolvem a construção de máquinas;
·         Fazer a relação dos conceitos tecnológicos com os objetos do dia-a-dia;
·         Conhecer e reconhecer a presença de robôs em nosso cotidiano e suas possíveis implicações em nosso meio.

Conteúdos:
       História das Invenções
       Inventores
       Construções de máquinas
       Investigação científica
       Máquinas simples
       Máquinas programáveis
       Robôs

Desenvolvimento:

TRABALHO EM GRUPO - cada integrante contribui com suas experiências e conhecimentos (não mera execução de tarefas).

CONSTRUÇÃO - mão na caixa; construir mecanismos.

APRESENTAÇÃO – exposição e explicação do mecanismo construído. Neste momento o aluno reformula mentalmente o que aprendeu durante o processo, expõe as suas idéias  e ouve a dos outros – participação ativa.

REGISTRO – que tenha significado “para que vou registrar?” – portfólio das invenções das turmas; diversidade textual (propaganda, manual de funcionamento do projeto, texto instrucional, reportagens, poesias, músicas, etc)

CONFERÊNCIA – organização e  conservação do material para garantir o uso coletivo.

AVALIAÇÃO – do professor (registro, observações) e do aluno (registros orais e escritos)


Referências:
Equipe Roboeduc – Natal/RN
Seymour Pappert em  www.papert.org

Equipe do Programa de Educação Tecnológica - SE 134

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS