O sistema de medidas mais utilizado socialmente, sempre foi de difícil compreensão para as crianças do ensino fundamental. Muito provavelmente, isso ocorra devido a falta de necessidade que as crianças menores têm em utilizar as medidas.
Assim sendo, é preciso promover aulas práticas envolvendo medidas.
Pensando nisso, já há alguns anos venho desenvolvendo uma atividade que envolve a reprodução da régua de 1m., em uma tira de cartolina.
A atividade consiste em:
1- Recortar várias tiras retas de cartolina;
2- Organizar a classe em duplas
3- Distribuir réguas (1m) e as tiras para as duplas
4- Solicitar que, enquanto um colega da dupla segura a régua sobre a tira, o outro reproduza todos os 100 cm da régua.
5- Quando todos os alunos tiverem sua própria régua de cartolina, passaremos a uma aula prática, na qual as crianças utilizaram a própria régua para medir os espaços escolares, objetos e mobília nele contidos.
Assim todos compreendem que 1m=100cm e conseguem executar facilmente os exercícios envolvendo medidas.
Profª Luzia
Medidas de comprimento 3ªD |